Introdução à Lógica Formal

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Preparei o texto que segue para me apoiar em uma apresentação no Centro Cultural Navegantes. O público é de jovens em idade de graduação ou pós-graduação.

Apresentação no Centro Cultural

Todos de pé para preces inicias.

Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e ascendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que vejamos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos da Sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Ave Maria.

Ó Maria Concebida Sem Pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Glorioso São José. São Josemaria Escrivá, rogai por nós. Santo Agostinho, rogai por nós. Santo Tomás de Aquino, rogai por nós.

Boa noite pessoal. Podem sentar-se.

Para a tertúlia de hoje, eu pensei em uma dinâmica diferente.

Pelo que vi na conversa do whatsapp, esse é um tópico que muitos já discutiram recentemente. Para não chover no molhado, eu pensei em abordar o assunto por meio de uma discussão segundo o método socrático.

Algumas regras sobre a discussão:

  • Eu vou assumir o papel de orientar a discussão.
  • Vocês vão fazer a maior parte da troca de ideias
  • Eu preparei uma lista de proposições a serem abordadas, e vou lançar perguntas. Vou deixar vocês debaterem. E tentar orientá-los para que se aproximarem dos pontos que retirei da bibliografia. Caso a discussão se estenda muito, vou apresentar o ponto que havia selecionado, e passar para a próxima pergunta.
  • Quanto a vocês:
    • Tentem expor apenas um ponto em cada contribuição que fizer à conversa. Não vamos dar palestras, nem eu nem vocês.
    • É esperado que vocês descordem uns dos outros. Não levem para o pessoal! Faz parte do método!
    • Recomenda-se expor um ponto em no máximo 50 segundos. Isso acontece para que os outros possam comentar o seu ponto. Se você falar muitas coisas, as outras pessoas em geral não vão entender tudo, e poderão comentar parte do que você falou, em geral as últimas.
  • Estamos todos aqui para aprender.

Recapitulação e Contextos

  • O conhecimento é uma realidade da coisa conhecida que está presente no ser que conhece
  • Pode ser de duas formas sensorial e intelectual
  • O intelectual é abstrato e geral
  • O ser que conhece de forma intelectual somente o pode fazer porque existe nele o potencial para tal.
  • Verdade é a conformidade entre a inteligência e o objeto.
  • Opõe-se à verdade o erro.

Hoje trouxe alguns pontos que detalham melhor o processo de formação do conhecimento, e que deixam pistas sobre como adquirir a verdade, e que me convenceram do requisito da vida espiritual para se alcançar uma mente capaz de se orientar pela Verdade em todas as circunstâncias.

Pontos novos para discussão

A seguir selecionei 6 pontos para discussão. Para cada um vou puxar uma pergunta, e vocês discutem.

Os 4 estados da inteligência em relação a verdade

Pergunta

A verdade é a conformidade da inteligência à coisa conhecida. Uma vez que a mente tenta se conformar com a realidade, se estamos certos ou não, é algo que precisamos investigar, mas de qualquer forma é possível refletir sobre o resultado e avaliar o quanto confiamos na conformidade produzida.

Quais sãos os graus possíveis para nossa confiança sobre uma verdade? É uma questão de tudo ou nada ou há gradação? Qual é a gradação? O que distingue esse graus um dos outros?

Ponto

A nossa inteligência, com relação à verdade, pode encontrar-se em quatro estados:

  • ignorância: não forma juízo, porque não tem as ideias respectivas
  • dúvida: possui a ideia de um objeto, mas não se decide a pronunciar um juízo
  • opinião: pronuncia um juízo, mas teme que se possa verificar o contrário
  • certeza: julga sem receio algum de errar

A certeza

Pergunta

Muitas vezes falamos com convicção sobre assuntos que mais tarde mudamos de ideia. Quem nunca? Qual a diferença entre uma convicção certa, e outra passível de erro?

Ponto

Certeza é a firme adesão da inteligência à verdade conhecida, fundada num motivo capaz de excluir todo o receio de errar.

A evidência do objeto é motivo universal e supremo de certeza

Pergunta

Se eu digo a vocês que 2 > 1, vocês rapidamente concluem que estou falando a verdade. Se eu digo a vocês que comi frango no almoço de hoje, vocês poderiam fazer um pouco de investigação e concluir que estou mentindo. Se eu digo que a maçã, na ausência da atmosfera, cai contra o chão com uma aceleração constante, vocês podem ter um baita trabalho mas poderão verificar.

Em todos os casos, o que há de comum? O que permite à mente achar o motivo de certeza?

Ponto

A evidência do objeto (isto é, a clara manifestação do objeto) é o universal e supremo motivo da certeza.

Meios para se atingir a evidência do objeto

Pergunta

Como podemos atingir evidência dos objetos?

Resposta

Análise, experiências, e autoridade são os 3 meios pelos quais a inteligência percebe a evidência do objeto.

Requisitos para a filosofia

Pergunta

Como viram, não há receita pronta para se atingir a verdade. É preciso buscar o que for necessário para atingir a clareza, e ainda assim é preciso diferenciar a convicção certa, de uma que pode se engar.

Como podemos desenvolver um espírito apto a buscar a verdade?

Resposta

Requisitos para se estudar Filosofia

  • oração constante e fervorosa
  • pureza de coração
  • amor pela verdade

A terceira condição é aquela que é estritamente necessária, e as duas primeiras são condições para atingi-la. Se fôssemos perfeitos em nosso amor, poderíamos ir direto para a terceira, mas como não somos, as duas primeiras se tornam requisitos. Explicarei mais tarde. Tratarei primeiro a terceira condição.

Inteligência

Pergunta

O que é a inteligência humana?

Resposta

Inteligência é a faculdade pela qual apreendemos a essência das coisas e os princípios da demonstração.

Quotes

Toda a faculdade é determinada ao ato pelo seu objeto, e por isso, quando esse objeto lhe se manifesta claramente, ela não pode ser indiferente, mas, levada pela sua própria natureza, deve aderir com firmeza ao mesmo objeto e descansar nele.

Toda a faculdade deve necessariamente aderir ao bem, para o qual tende e que lhe se manifesta convenientemente. Ora, o bem da inteligência é a verdade, e por isso, quando esta se torna evidente, a inteligência não pode deixar de aderir a ela, e de rejeitar a proposição contrária.

Assim também a inteligência não pode deixar de aderir a uma verdade, quando não tem aparência alguma de falsidade.

Date: 2023-07-01 sáb 00:00

Author: Juarez

Created: 2023-12-14 qui 10:16

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