Help Needed - What is this fractal I see everywhere?

Home Essays

Caríssimo amigo,

Te escrevo pela ocasião da sua viagem para longe de casa.

Em meu tempo eu fiz as minhas viagens, apesar de que não me afastei tanto e por tão longo tempo de casa. Como sei que terás um bom tempo entre aeroportos e vôos, pensei em te escrever algo que lhe possa servir de material de meditação.

Imagino que a liberdade e aventura devem predominar o seu espírito neste momento! E que grande chance não seria se esse espírito de aventura tivesse um alvo a atingir, um tesouro a encontrar, uma missão a cumprir. Ai de mim, mero NPC do propósito e da verdade, te passar uma missão. Me falta autoridade em sua main line para tal! Nem mesmo recompensas posso te prometer, pois tenho uma esposa e dois gatos, e meus recursos já não são mais meus para oferecer em prêmios. Entretanto, nada me impede de te escrever um texto que aparecerá na sua tela, o que me parece totalmente razoável para minhas atribuições de NPC.

Pois bem, eis que eu tenho uma questão a estudar, e em cima da qual acho que sua viagem pode jogar uma luz. Meus estudos me indicam que toda a natureza, tudo o que vemos, ou mesmo imaginamos, ou ainda podemos ver ou podemos imaginar, tudo isso é, de alguma forma, um grande fractal. Eu te explico: me parece haver uma razão de proporção entre todas as coisas, e que vejo em todos os lugares. Um padrão que se repete aonde quer que eu direcione minha atenção. Qual é essa razão? Como podemos defini-la ou explicá-la? Toda a natureza me canta uma grande melodia. Noto que é a mesma melodia, mas qual? Quero transcrevê-la no papel! Eis a busca que te proponho.

Sou muito velho para resolver essa questão sozinho. Meus ossos já me doem, e não tenho a energia e o tempo para refinar meu estudo o suficiente. Ah se eu tivesse a sua idade, e 3 meses para investigar o mundo, procurando várias instâncias desse fractal cósmico, e refinar a minha definição dessa razão de proporção.

Aqui está uma dica para a sua busca: em todas as interações consigo mesmo e com o mundo, em todas as coisas, procurar a relação dela para ti. O que aquela coisa quer te ensinar? O que há de comum entre todas as relações entre os objetos? Qual é a grande história que se repete em todas as coisas que nos circundam?

O que achas de tomar notas em sua viagem, e me apresentar a sua melhor resposta ao final? Anote tudo que for estranho. Quanto mais inusitado melhor! Pois se existe tal razão comum a todas as coisas, ela deve ser capaz de explicar os mais variados As e Bs, e me parece que colecionar variados As e Bs podem jogar uma luz sobre essa razão. A ideia aqui seria observar atentamente a grande melodia cósmica em suas várias instâncias, na esperança de que fique claro ao espírito o que estamos ouvindo, para então podemos transcrevê-la em papel.

O que me dizes? Sei que prometi nenhuma recompensa, mas se puderes compartilhar comigo as suas notas, me parece que minha esposa e meus gatos achariam razoável que eu lhe pague um chope dos bons pelas suas histórias.

Boa viagem! Algumas dicas que me ocorrem:

O terei em minhas orações durante a sua viagem.

Atenciosamente,

JZ

Date: 2023-06-05 seg 00:00

Author: Juarez Sampaio

Created: 2023-12-14 qui 10:16

Validate