Help Needed - What is this fractal I see everywhere?
Caríssimo amigo,
Te escrevo pela ocasião da sua viagem para longe de casa.
Em meu tempo eu fiz as minhas viagens, apesar de que não me afastei tanto e por tão longo tempo de casa. Como sei que terás um bom tempo entre aeroportos e vôos, pensei em te escrever algo que lhe possa servir de material de meditação.
Imagino que a liberdade e aventura devem predominar o seu espírito neste momento! E que grande chance não seria se esse espírito de aventura tivesse um alvo a atingir, um tesouro a encontrar, uma missão a cumprir. Ai de mim, mero NPC do propósito e da verdade, te passar uma missão. Me falta autoridade em sua main line para tal! Nem mesmo recompensas posso te prometer, pois tenho uma esposa e dois gatos, e meus recursos já não são mais meus para oferecer em prêmios. Entretanto, nada me impede de te escrever um texto que aparecerá na sua tela, o que me parece totalmente razoável para minhas atribuições de NPC.
Pois bem, eis que eu tenho uma questão a estudar, e em cima da qual acho que sua viagem pode jogar uma luz. Meus estudos me indicam que toda a natureza, tudo o que vemos, ou mesmo imaginamos, ou ainda podemos ver ou podemos imaginar, tudo isso é, de alguma forma, um grande fractal. Eu te explico: me parece haver uma razão de proporção entre todas as coisas, e que vejo em todos os lugares. Um padrão que se repete aonde quer que eu direcione minha atenção. Qual é essa razão? Como podemos defini-la ou explicá-la? Toda a natureza me canta uma grande melodia. Noto que é a mesma melodia, mas qual? Quero transcrevê-la no papel! Eis a busca que te proponho.
Sou muito velho para resolver essa questão sozinho. Meus ossos já me doem, e não tenho a energia e o tempo para refinar meu estudo o suficiente. Ah se eu tivesse a sua idade, e 3 meses para investigar o mundo, procurando várias instâncias desse fractal cósmico, e refinar a minha definição dessa razão de proporção.
Aqui está uma dica para a sua busca: em todas as interações consigo mesmo e com o mundo, em todas as coisas, procurar a relação dela para ti. O que aquela coisa quer te ensinar? O que há de comum entre todas as relações entre os objetos? Qual é a grande história que se repete em todas as coisas que nos circundam?
O que achas de tomar notas em sua viagem, e me apresentar a sua melhor resposta ao final? Anote tudo que for estranho. Quanto mais inusitado melhor! Pois se existe tal razão comum a todas as coisas, ela deve ser capaz de explicar os mais variados As e Bs, e me parece que colecionar variados As e Bs podem jogar uma luz sobre essa razão. A ideia aqui seria observar atentamente a grande melodia cósmica em suas várias instâncias, na esperança de que fique claro ao espírito o que estamos ouvindo, para então podemos transcrevê-la em papel.
O que me dizes? Sei que prometi nenhuma recompensa, mas se puderes compartilhar comigo as suas notas, me parece que minha esposa e meus gatos achariam razoável que eu lhe pague um chope dos bons pelas suas histórias.
Boa viagem! Algumas dicas que me ocorrem:
- Confie no seu instinto se ele for bom. E se ele não for bom, ou não puder julgar se ele é bom o suficiente, seja cauteloso.
- Se encontrar-se perdido, peça uma sinal e um caminho. Peça em voz alta para maior efeito dramático. Ainda que não veja ninguém por perto.
- Sorria para revelar-se bondoso, mas não demais para mostrar-se ingênuo.
- Não coloque todos os seus ovos em uma cesta só. Carrega um pouco do que for valioso contigo (dinheiro, documentos), e o resto guarde em outro lugar para opcionalidade.
- Saiba como pedir ajuda nas mais variadas línguas.
- Se algo ou alguém lhe parecer particularmente inusitado, investigue, mas tenha sempre um plano de fuga, e lembre-se que "inusitado" pode se revelar tanto "um tesouro escondido" como "perigoso". Foi aventurando-se que Arthur encontrou a espada mágica, mas também em viagem que Alice terminou tendo que fugir da Rainha de Copas e sua corte.
- Em cada situação, a prudência consiste em avaliar o que é certo naquele momento em particular, considerando tudo o que se pode conhecer naquela circunstância. Inclusive, mas nem sempre, a prudência pode requirir tomar uma ação rápida, priorizando agir do que coletar mais dados.
O terei em minhas orações durante a sua viagem.
Atenciosamente,
JZ