Sobre o Palácio das Memórias

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Recapitulando: o plano de melhorias

Em cada uma das áreas do seu ser, há muitas componentes. Para cada disciplina, fortaleça-se como puder, em geral praticando um dos seguintes:

  • Engajando em atividades que desenvolvam aquela característica
  • Convivendo com pessoas que tenham aquelas características
  • Lendo livros sobre aquela características
  • Desenvolvendo sua auto-percepção sobre o traço buscado

Recapitulando: um currículo

  • Eu interior
    • Técnicas de aprendizado e memorização
    • Psicologia
    • Filosofia
  • Eu material
    • Dominar o sono, a preguiça, e o cansaço
    • Se alimentar bem
    • Força física
    • Auto defesa
  • Eu social
    • Dominar o seu ofício.
      • Os primeiros princípios
      • Ferramentas de mercado
    • Comunicação
    • Como organizar e motivar grupos de pessoas
    • Lidar com conflito
  • Eu histórico
    • Economia e investimento
    • Técnicas de comunicação em massa
    • História do mundo, dos países, das instituições

Demonstrações

Moonwalking with Einstein: The Art and Science of Remembering Everything

moonwalking-with-einstein.jpg

  • História de jornalista que foi cobrir um campeonato de memória, aprendeu a técnica, e se tornou ele mesmo o próximo campeão.
  • Livro rico em exemplos de palácios e imagens que o autor utilizou durante o campeonato

Uma técnica antiga

That proud tradition began, at least according to legend, in the fifth century B.C. with the poet Simonides of Ceos standing in the rubble of the great banquet hall collapse in Thessaly. As the poet closed his eyes and reconstructed the crumbled building in his imagination, he had an extraordinary realization: He remembered where each of the guests at the ill-fated dinner had been sitting. Even though he had made no conscious effort to memorize the layout of the room, it had nevertheless left a durable impression upon his memory. From that simple observation, Simonides reputedly invented a technique that would form the basis of what came to be known as the art of memory.

Princípios

  • Utilizar a sua memória espacial para lembrar da ordem relative entre imagens
  • Representar o que você precisa lembrar como cenas marcantes
  • Para cenas marcantes, engajar os 5 sentidos, as emoções, a comédia

Memória espacial

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Cenas marcantes

Alguns exemplos ruins de que ainda me lembro:

  • "não critique, não condene, não se queixe"
    • critique -> sogra
    • condene -> um condenado
    • queixe -> Quixote
    • Minha sogra, um condenado, e Dom Quixote em uma mesa
  • "Quando não tinha nada, eu quis"
    • nada -> carteira vazia
    • quis -> bis
    • Abro a carteira, não tenho dinheiro, mas apenas um bis derretido
      • notar a sensação de desgosto de pegar chocolate derretido, o dedo grudento
  • "Quando tudo era ausência, esperei"
    • ausência -> au + sen -> auuu + zen -> monge zen uivando
    • esperei -> esp -> espanha
    • Monge zen vestido da camisa da espanha e uivando
      • consegue sentir o cheiro do incenso utilizado? Ver a fumaça ao redor do monge zen?
      • Quem sabe ele te mostre um distintivo e use óculos escuro (cia)
  • "Quando tive coragem, liguei"
    • coragem -> o cão covarde (desenho da infância)
    • o coragem utilizando um orelhão
      • consegue ouvir a voz do personagem?
  • País: Angola, Capital: Luanda
    • Angola -> argola
    • Luanda -> Luana
    • Minha amiga Luana fazendo exercício na Argola
      • pontos extras para memória se ela gritar a medida que termina sua série

O sistema POV (person, object, verb)

Como codificar muitas informações em uma imagem?

  • Memorize previamente 3 tabelas: uma para nomes (sujeito), outra pra ação (verbo), outra para objeto.
  • Exemplo para dígitos de 1 a 3:
Dígito Pessoa Verbo Objeto
1 Rocky Balboa correr espelho
2 Neymar bater galinha de borracha
3 Italo Marsili abraçar uma árvore
  • O número 123 seria o "Rocky Balboa batendo em uma árvore"
  • O número 322 seria o "Italo Marsili batendo em uma galinha de borracha"
  • Campeões de memória possuem sistemas com os números de 0~99, que permitem eles representar 6 dígitos em uma única imagem.

Exemplo do tipo de tabela utilizada para memorizar decks de carta.

sistema-pov.png

Com esse sistema, a ordem de um baralho de 54 cartas pode ser memorizada com 18 imagens.

Exemplo de discussão em fóruns de competidores de memória:

I use 3-digit system (000-999) and have another images for 00-99. These images are all objects. Now i'll do person-images for 00-99 like Dominic System. And will try to use PAO(2-2-3=7 digits at time) I think using person+actions+objects is more interesting than object+object+object. But with 3-digit system you can remember more than PAO

Comentários Finais

  • Trata-se dos velhos mnemônicos utilizados por professores de cursinhos, com a adição da memória espacial para fixar a ordem relativa entre os termos
  • É útil ter palácios pré planejados
  • Com a prática nota-se que imagens são mais marcantes, e quais "lugares" são mais facilmente lembrados
  • A construção de um palácio requer esforço! A vantagem é que você vai lembrar nos dias seguintes.

Outras técnicas de memorização

  • Sistema de repetição espaçada (exemplo: anki)
  • Comentário sobre “A Memória e a Reminiscência” de Aristóteles - de Tomás de Aquino

Date: 2023-12-14 qui 00:00

Author: Juarez

Created: 2023-12-14 qui 10:16

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