Sobre as Virtudes
Escrevo esse texto para um amigo com quem falei recentemente. Lhe falei sobre buscar as virtudes e quais virtudes buscar. Acho que falei de mais, e temo que tenha sido difícil destilar a parte importante do meu palavreado exagerado. Visando tornar mais claro minha exposição, e quem sabe complementá-la com algo mais, escrevo esse texto.
Respeitando o anonimato de meu amigo, o chamarei de Dorival nesse texto.
Caro Dorival Cinzento,
Mal terminamos nossa última ligação, e notei que esqueci o mais importante! Lhe falei das 4 virtudes da justiça, temperança, fortaleza, e prudência (ou sabedoria), mas esqueci de outras 3 que são superiores.
Omiti estas 3 por ter imaginado que o seu entendimento metafísico não pudesse entendê-las, mas, parando para pensar, é possível que achemos um mapeamento, mesmo que imperfeito, entre as virtudes teologais e alguma virtude no seu mundo feito de partículas subatômicas e energia.
Antes de listá-las, vale retomar o que tentei expor:
- Na falta de um Deus a quem pedir sinais, busque por uma mulher virtuosa
- As virtudes são capacidades que permitem a quem as tem de agir
conforme a excelência, e de fazê-lo com facilidade, e com alegria.
- Lembre que aquilo a que nós chamamos de nós mesmos tem um componente que é mais uma relação entre as partes físicas. Mais forma do que material. A matéria muda, as células se renovam, mas desde que uma certa relação entre as partes se mantenha, temos um mesmo Dorival aos 10 e aos 20 anos. Em algum sentido, somos uma espécie de categoria. Objetos, e relação entre objetos.
- As virtudes seriam como certos padrões dentro dessa relação entre partes, e que permitem que o ser humano haja de forma excelente.
- Pois bem, são virtudes no sentido acima que eu recomendo que você busque. Tanto desenvolver em si, como em uma candidata a parceira.
- Além disso, não é um ato virtuoso em particular que torna alguém virtuoso. É pelo contínuo agir de acordo com a excelência que nos indica que estamos diante de um virtuoso
- Dentre todas as virtudes naturais, 4 me parecem as mais importantes:
- justiça: a disposição de dar a cada um o que lhe e devido
- fortaleza: disposição para perdurar diante as adversidades
- temperança: disposição para utilizar com moderação os bens materiais e de buscar com moderação os prazeres sensoriais
- prudência (ou sabedoria): a disposição para com facilidade ser capaz de sempre tomar a decisão correta, considerando todos os fatores relevantes em uma situação, e determinando quais os fatores e princípios que naquele caso devem prevalecer.
- Mencionei ainda que mais virtuoso é aquele que age rotineiramente
com excelência, e que tem prazer em fazê-lo.
- Comece buscando a excelência, mesmo que de forma forçada, e persista, e não desista, e quando sentires prazer em agir com excelência, serás verdadeiramente virtuoso.
Espero que o texto acima transmita o que tentei transmitir em nossa conversa. Mas chega de recapitulação Dorival. Devo apresentar também algo de novo. De outra forma, por que motivos você leria isso?
A primeira virtude que recomendo que busques é a fé. Ora, mas o seu mundo é feito de forças subatômicas, o que seria essa virtude em tal mundo? Me aprece que seria a disposição em confiar que o bem existe, e que o bem é possível de ser atingido. Olhe para a sua lista de valores. Note que você não os exercita sempre, e que menos ainda exercitam as pessoas nesse mundo. Procure alguém que confie que esses valores são possíveis e atingíveis.
A segunda virtude é a esperança. Ter confiança não é suficiente. É preciso alegrar-se com a possibilidade do Bem, e alegrar-se mesmo quando a situação aperta. Caríssimo Dorival, parece que as leis dos seus átomos são tais, que produzem um estado de coisas, em que, de baixo desse Sol, o homem vai sofrer. Muito ou pouco. Cedo, ou tarde. As provações virão. Procure ser alguém, e procure alguém, que seja capaz de alegrar-se com a possibilidade do bem, mesmo quando a situação apertar.
A terceira é a caridade, ou amor. Procure alguém capaz de amar. A si mesmo, a você, e aos outros. E amar inclui alguns componentes. Alguns que lembro de cabeça: 1. desejar o bem da coisa amada, e 2. servir a coisa amada. A pessoa a quem você procura deve mostrar aptidão para amar. Se ela deseja o mal de outros, como poderíamos crer que não desejará um dia o nosso? Se ela diz amar, mas não é capaz de servir, o seu amor será em vão, e pouco proveito terá a coisa amada.
E outra: amar é uma decisão. É uma ação. É uma virtude. Ama-se decidindo-se amar com excelência, de forma habitual, e sente-se prazer em amar. Se por acaso se pegares pensando que é um sentimento ou tem algo a ver com prazeres, corrija-se, você está diante da paixão, ou da conveniência. Decide-se amar, e então se ama.
Dorival, busque nas suas pretendentes por históricos que confirmem as capacidades acima. E busque você mesmo desenvolver um histórico tal, pois mulheres virtuosas buscam homens virtuosos.
Espero que o texto deixe os pontos mais claros. E se falhei no texto, rogo a Deus que te envie guias melhores.
Como de costume, nossas conversas muito me alegram, e espero que continuemos a tê-las.
Até a próxima meu caro amigo.
Captain JZ